Vikings é uma série do canal History, a 4ª temporada estreará em 2016. A história é baseada no famoso – viking – Ragnar Lothbrok, que foi um desbravador nórdico muito famoso por suas expedições e invasões a países europeus.

Não se pode dizer com certeza se ele realmente existiu, apesar de ser uma figura muito citada na cultura nórdica, há quem diga que ele é/foi apenas uma lenda.

No seriado, Ragnar vive com sua esposa, a guerreira Lagertha, e seus 2 filhos. Eles têm uma pequena propriedade e cultivam alguns alimentos. Ragnar é um homem curioso, destemido e muito à frente de sua época. É um dos “guerreiros” do conde e participa de algumas pequenas expedições a serviço dele.

vikings 2

Ragnar desafia o governante, que é um homem sem muita “visão”, quando descobre um jeito de atravessar o mar e chegar a terras que nunca haviam sido visitadas pelo povo de sua cidade. Essa autonomia desagrada o conde, que se sente ameaçado pela bravura de Ragnar Lothbrok.

Lagertha, a esposa de Ragnar, é uma mulher muito forte, corajosa e conhecida como “escudeira”, pois, no passado, lutou em batalhas bastante sangrentas. Ela apoia as ideias revolucionárias do marido, mas se sente insegura diante da hostilidade que o conde impõe a sua família.

Rollo é irmão de Ragnar e tem uma paixão reprimida pela cunhada Lagertha. Ele participa dos projetos do irmão, mas mantém uma postura um pouco invejosa.

Com a ajuda de Floki, amigo e artesão/carpinteiro, Ragnar consegue um barco para navegar e descobrir novas terras. Suas invasões são muito violentas, bem ao estilo viking, e aterrorizam um mosteiro localizado em uma pequena cidade (parte da atual Inglaterra).

vikings 4

Além das diversas pilhagens e assassinatos, eles trazem como escravo um monge chamado Athelstan. Com o tempo, Ragnar e o monge tornam-se amigos. Mas as diferenças culturais são enormes, já que Athelstan é cristão católico e os vikings, cultuam vários deuses.

vikings 5

Na tribo/cidade, as mulheres vikings, desde que livres (não escravas), têm os direitos bem semelhantes aos dos homens, o sexo não é tabu e os cultos religiosos incluem sacrifícios e rituais considerados pagãos (pelos cristãos).

vikings 3

As expedições em busca de mais bens começam a crescer e Ragnar vai se tornando cada vez mais conhecido. Muitas coisas acontecem (mas já falei muito e não quero dar spoilers importantes rrss) e os episódios são cheios de cenas fortes e violentas.

É uma cultura bem diferente da nossa e muitas coisas são chocantes para nós, já que as invasões são para realizar saques/pilhagens/roubos e eles fazem isso usando de muita violência. É uma série muito legal e, pra mim que adoro História, é um prato cheio :)

Já assistiram algum episódio? Eu recomendo!

Beijos!

Izabella