Cronograma Capilar é uma rotina de tratamentos que tem o objetivo de repor os nutrientes perdidos pelos fios no dia a dia e também através de processos químicos e mecânicos (secador, chapinha, etc).

imageCombinando hidratações, nutrições e reconstruções, essa rotina visa recuperar a saúde dos fios e deixá-los mais bonitos e realmente tratados. Se você deseja seguir o Cronograma, minha dica é “acostume-se a ler os rótulos das máscaras”, nem tudo que vem escrito na frente das embalagens é real, então, é bom você anotar os principais componentes de cada tipos de máscara e checar na hora de comprar (mais para o final desse post vou listar os componentes mais comuns para hidratação, nutrição e reconstrução).

Existe um modelo oficial de Cronograma que é recomendado para o 1º mês de tratamentos. Entre cada etapa, deve-se haver um intervalo de pelo menos 48 horas, ao todo, são 3 etapas por semana.

O Cronograma Oficial:cronograma oficial

Qual a Necessidade do seu Cabelo?

É muito importante identificar qual o aspecto dos seus cabelos. Estão quebradiços, ressecados, porosos, sem brilho, elásticos, com muito frizz? A partir do momento que você sabe qual é o principal “problema”, é mais fácil montar o seu próprio cronograma, de acordo com suas reais necessidades.

Se o seu cabelo estiver saudável, ainda assim eu recomendo o cronograma, afinal de contas, mesmo os fios que não sofrem agressões químicas, também são expostos à poluição, cloro, água excessivamente quente, etc.

As Etapas:

- Hidratação: A principal função de uma máscara com propriedades hidratantes é repor a água dos fios. A reposição hídrica é fundamental para ter cabelos macios, com balanço e com a aquela aparência que costumamos chamar de “cabelo com vida” (sim, eu sei que cabelo é tecido morto, é apenas uma expressão :)). Cabelos sem essa reposição, ou seja, sem hidratação, ficam opacos, ressecados e quebradiços.

- Nutrição: Reposição de nutrientes (óleos, gorduras, etc). Age nas cutículas dos fios refazendo as barreiras naturais e permitindo que a água reposta na hidratação fique nos fios. Ideal para cabelos com frizz, sem brilho e sem “peso”.

- Reconstrução: Reposição proteica que repõe massa e devolve força aos fios. Os cabelos perdem massa no dia a dia e não somente em processos químicos (é claro que nesses processos, há grande perda de massa, mas quero ressaltar que mesmo quem não faz química, também precisa de reconstrução, provavelmente em menor quantidade). Cabelos porosos, muito ralos e quebradiços podem necessitar de mais reconstruções, mas, cuidado com excessos, reconstruções demais podem emborrachar e quebrar os fios.

Como Identificar as Máscaras:

Resumidamente, vou citar alguns dos principais componentes das máscaras.

Hidratação:, Glicerina; Açúcares; Proteína hidrolisada da soja, do milho, da seda; Extratos vegetais; Pantenol; Silicones; Colágeno; Aloe Vera; Óleo de Rícino, Óleo de Jojoba.

Nutrição: Óleos vegetais (argan, oliva, semente de uva, coco, linhaça, etc) ; Manteigas (karité, muru muru, cacau, abacate, etc); Ceramidas, Proteínas, etc.

Reconstrução: Queratina; Creatina; Arginina; Cisteína; Aminoácidos;

O Que Você Precisa para Começar:

Paciência, disciplina e pelo menos três máscaras (uma para Hidratação, uma para Nutrição e uma para Reconstrução). Você não precisa gastar rios de dinheiro para adquirir esses produtos. É claro que se você puder comprar máscaras que não contenham parafina/petrolatos vai ser melhor, mas se você for comprar máscaras com esses componentes, tente optar por aquelas em que eles não apareçam logo no início da composição (os ingredientes são descritos de acordo com a quantidade utilizada na fórmula, então, se “parafina” aparece logo no segundo ingrediente, é porque aquele produto contém bastante desse item).

Dicas:

Seu próprio cabelo vai te mostrar de qual etapa ele “gosta” mais. No meu caso, Hidratação é a etapa em que meu cabelo fica mais bonito, com aspecto MUITO saudável.

Como falei, é bom ter cuidado com a etapa de Reconstrução que, em excesso, pode sobrecarregar os fios, mas se os seus fios estiverem muito porosos, com aqueles pontos brancos e quebradiços, eu recomendaria testar uma reconstrução por semana ou uma a cada quinze dias (por favor, não saia aplicando queratina com frequência, se fizer isso, seus cabelos quebrarão ainda mais).

O segredo é você observar como seus fios vão respondendo ao tratamento e, assim, montar um cronograma que se adapte a vocês e às necessidades dos seus fios.

Cronograma Que Eu Sigo:

croograma izaQuando quero lavar meu cabelo mais do que essas três vezes, na lavagem excedente uso condicionador e depois continuo o cronograma normalmente.

No próximo post, vou falar um pouco sobre como potencializar os efeitos das máscaras de acordo com cada etapa e também prometo trazer indicações de máscaras para cada etapa!

Quem sabe o Cronograma Capilar não seja a solução para os seus cabelos? Acho que se você tiver disponibilidade, vale a pena tentar. Minha mãe e eu começamos a fazer e estamos gostando MUITO!

Coraçãozinho para Post 2Espero que tenham gostado do post. Sei que ele ficou enorme, mas para entender o Cronograma direitinho, tem que explicar bem detalhadamente. Caso tenham dúvidas, deixem nos comentários.

Beijos!

Izabella