Dizem que a pressa é inimiga da perfeição, mas, convenhamos, enrolar demais para concluir algo também passa bem longe da perfeição, né? E infelizmente, cada vez mais tenho certeza que a procrastinação é um dos grandes males da nossa época!

Mil coisas pra resolver, várias “expectativas x realidade”, cobranças etc etc… É tanta coisa pra fazer que ás vezes parece melhor ir adiando até deixar tudo para a última hora.

organização 2Tarefas acumuladas viram uma bola de neve e a gente vai ficando cada vez mais perdida em meio a tantas coisas. Por isso, reuni no post de hoje algumas dicas – que estou colocando em prática e estão dando certo – para procrastinar menos.

1. Organize:

organização 1Para mim, funciona muito bem anotar todas as tarefas da semana (ou do dia) e definir prazos para concluir cada uma. Não sou extremamente rígida com os prazos, mas também não me deixo totalmente livre. Tendo horários certos para tudo (ou quase tudo) me “obrigo” a não procrastinar.

 2. Comece Pelo Mais Difícil:

organização 4Tudo o que é mais demorado ou mais chato fica ainda mais complexo se deixado por último. No início das tarefas, você tem mais disposição e é melhor usar essa energia para resolver de uma vez o que é mais difícil.

3. Desconecte

organização 5Uma das minhas maiores distrações são as redes sociais, por isso, prefiro desconectar meus perfis enquanto preciso concluir alguma tarefa. Trabalho com Marketing, e mesmo quando é algum trabalho ligado à internet, fico desconectada das minhas contas de Facebook, Instagram etc.

4. Reserve Tempo Para Não Fazer Nada

organização 3Se você tiver seu momento de diversão/enrolação/procrastinação garantido, você ficará menos tentada a se dispersar durante os momentos produtivos. Permita-se não fazer nada de vez em quando, para garantir mais foco e disposição depois.

5. Seja Realista

organização 6Não assuma compromissos e tarefas que não poderá cumprir. Mas não entre na zona de conforto, desafie-se a ir sempre mais longe e quando souber que dá conta, comece a assumir mais tarefas ou então, a concluir as que já tem com mais rapidez.

Gostou? Me conta nos comentários?

Um beijo!

Izabella