Enroladinho de salsicha é um clássico com sabor de infância… E eu adoro! Adaptei uma receita e o resultado ficou tão bom que resolvi compartilhar aqui no blog. Então, se você também adora essa delicinha com cara de festa de aniversário dos anos 90, anota a receita:
Ingredientes:
- 5 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite morno
- 2 ovos
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 1/4 de xícara de óleo
- 1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
- 3 colheres de sopa rasas de açúcar
Para Recheio e preparação:
- 20 salsichas cozidas
- 1 gema (para pincelar antes de levar ao forno)
- Orégano
Modo de Preparo:
Ferva as salsichas e reserve (elas deverão estar frias quando forem ser usadas). Em um recipiente, dissolva o fermento com o açúcar:
Em um recipiente grande, adicione o fermento dissolvido com açúcar, o leite, os ovos, o óleo, o sal e 4 xícaras de farinha de trigo (A receita pede 5 xícaras, mas a quinta xícara de farinha adicionaremos aos poucos).
Comece a misturar com as mãos. Transfira para uma bancada com um pouco de farinha. Agora é o momento de ir adicionando o restante de farinha (a quinta xícara) aos poucos..até a massa começar a desgrudar das mãos com mais facilidade. Depois disso, sove bastante (sovei a minha por mais de 10 minutos). Após terminar de sovar, coloque a massa novamente em um recipiente, cubra com pano de prato e aguarde cerca de 30 minutos até que ela dobre de volume.
Quando a massa tiver sobrado de volume ela já estará pronta para ser moldada. Com o auxílio de um rolo de macarrão, abra retângulos finos de massa. Coloque a salsicha no retângulo e a envolva com massa, para ajudar a “colar”a dobra massa você pode umedecer levemente com um pouquinho de água. Corte o enrolado de salsicha em três partes:
Coloquei papel alumínio na forma para evitar que os enroladinhos grudassem.
Pincele a gema de ovo (batida com um garfo) nos enroladinhos e adicione um pouquinho de orégano (opcional). Leve para assar em forno preaquecido a 180º por cerca de 30 minutos, ou até que estejam dourados. Uma dica para deixá-los mais bonitinhos é colocar a emenda para baixo (na forma)!
Ficam DELICIOSOS, perfeitos para o lanche!
Vi a receita original no Panelaterapia, mas fiz algumas alterações e cheguei na receita do post de hoje!
Rendimento: 60 unidades
Gostaram? Eu espero que sim
Um beijo,
Izabella